Monday, November 14, 2011

Esquadrão de Alley Vipers

Comecei a construção de um esquadrão de Alley Vipers... é uma das figuras de sculpt mais legal... e ao mesmo tempo uma das mais infelizes no uso de cores... quem acredita em um soldado especializado em combate urbano usando uma camu laranja e azul... faz favor, né Hasbro!

Seguem os primeiros passos e com dicas para restauração durante o processo...

Então, primeiro, um esquadrão de Alley Vipers é necessário...



Estes bem treinados combatentes urbanos se ressentem dessa pintura laranja descabida... mas vamos convir... eu sei que foi inspirada na camuflagem mediterrânea do Fuzileiros Navais de San Marco, os Fuzileiros Navais Italianos... então vamos perdoar... mas só um pouco...


Então, o primeiro passo será desmontar figura por figura, para que as peças sejam pintadas em lote, por spray. é a maneira mais prática de fazer. 
Infelizmente, algumas peças não são tão fáceis como gostaríamos, principalmente quando os parafusos enferrujados não podem ser retirados com facilidade. 


Nesse caso, embora tenha um ou outro corajoso que prefira usar uma furadeira e uma broca, vez por outra você esse problema com uma figura que gosta e que não quer destruir por usar uma ferramenta desajeitada como uma furadeira. Então recomento uma microretífica. Pode ser um Dremel ou uma dessas vagabundas que se compra por 30 mangos. O importante é usar uma dessas hastes de bola diamantada. 



E faça o serviço com a peça plástica imersa em água. Isso evita o aquecimento gerado pelo atrito do metal e consequente deformação do plástico e perda da peça, além de evitar que limalha voe nos seus olhos, principalmente se você não usa óculos de proteção. 
A foto ficou ruim, mas depois de desgastar bem a cabeça do parafuso, você pode forçar com uma lâmina até quebra a junção do parafuso. Se você tiver que fazer força demais, volte para o pote de àgua e gaste mais o parafuso para não quebrar as peças da perna.



Mas se tudo foi feito certo, teremos o parafuso com a cabeça quebra em uma parte, que pode ser retirado depois com a ponta de uma chave de fenda pequena e a rosca de parafuso presa na outra parte.

 Aí basta girar com o alicate e tirar a peça. 



O que vai sobrar é isso aqui em cima... 

Recomendo que os parafusos bons sejam jogados em um recipiente com óleo antiferrugem e fiquem até o momento de seu uso.


Vá ajeitando as peças sobre uma superfície, uma tábua ou algo do gênero, onde será feita a aplicação de spray. 
Um bom jeito de pintar os pés é usar aquelas bases de SOS Comandos... pelos menos para isso elas server. 


Eu uso Colorgin, mesmo, no caso um preto fosco. Dê duas demãos com um intervalo de duas horas, pelo menos.

Tome cuidado com as peças mais leves, pois elas podem voar com a força do spray... e caiu no chão, já era... enche de poeira... a menos que você tenha uma garagem limpa.
No caso específico de algumas peças, tem que dar um tempo e virar para pintar do outro lado. No caso dos braços, que tem posições variadas pode ser necessário várias demãos de tinta.
Mas o resultado final compensa.

Cabeça com junção bola é mais complicado... para pintar várias, prender com um arame daqueles que se acha na rua depois de empresa telefônica fazer manutenção é o que há.

Fica um cacho de cabeças.

No caso do Alley Viper, usei Maskol para proteger o rosto. 
O Maskol é uma película plástica líquida que você aplica antes da pintura, espera secar e depois faz o que precisa. Depois de seca a tinta, puxa-se o filme e a parte protegida pelo Maskol aparece. Você pode usar fita crepe se não tiver Maskol em casa, claro.
 
Feita essa base, basta montar novamente. Eu prefiro para poder aplicar melhor os detalhes. Tem gente que gosta de pintar os detalhes com  conjunto ainda desmontado. Gosto é gosto.

O esquadrão montado.

Aplicados os detalhes à pincel.

Depois é só colocar um monte de armas vindas do Marauder Inc.

E temos um bando do mal.