O G.I Joe surgiu em 1964, com a figura de 12". Em 1982, surgiu o G.I. Joe: The Real American Hero, as figuras de 3 3/4", com os inimigos da ORganização Cobra e a promessa de se ter a coleção toda por menos de 100 dólares. Sucesso apoiado por uma publicação mensal em quadrinhos que chegou a ser das mais vendidas do país, cujas chamadas animadas fizeram tanto sucesso que geraram uma animação para a TV de duas temporadas de sucesso retumbante. E mais brinquedos, até surgir o maior play set do mercado até então, o USS Flagg. Sucesso. Então chegaram os anos 90 e a franquia declinou até ser cancelada 1994. Alguns exclusivos saíram em 1998 e mais alguns em 2000. Alguns com novos nomes, problemas de manter marcas e patentes. Então ocorrreu o 11 de Setembro e a marca voltou em 2002 e permaneceu. Até este ano.
De 15 a 18 de junho de 2017 tivemos a Joe Convention em Orlando, Flórida, a JoeCon 2017. Entre o frisson das figuras exclusivas da convenção vieram os anúncios do G.I. Joe Collector's Club e Hasbro.
Houve empolgação em saber que ano que vem teremos um blindado dos Dreadnoks e a mecânica Heartwrencher. Que a Figure Subscription Service 7.0 terá o Cristal Ball e o outro irmão do mal.
E, claro, confirmar o fim da parceria entre a Fun Publications, que controla do GIJCC, e a Hasbro. Com isso, a convenção de 2018 será a última dentro da parceria e os últimos itens exclusivos de convenção licenciados pela Hasbro. Também contaram que a FSS 7.0 será seguida quase que imediatamente pela FSS 8.0 e que depois disso, como o Brian Savage disse, "é hora de parar de fazer figuras e ir para casa brincar com elas".
Essa parceria chega ao fim por várias razões, mas a principal é a Hasbro buscar manter sob seu guarda-chuva todas as suas propriedades intelectuais. A Hasbro está preparando um universo cinematográfico compartilhado como fez a Marvel, como está fazendo a DC e como quer fazer a Universal com seus monstros (e começou mal com essa nova Múmia). Você pode ler sobre isso aqui!
Também porque a Hasbro quer o controle de fâ clubes agora que ela terá sua própria convenção, a HasCon, Hasbro Convention. E já escrevemos sobre isso também, leia aqui!
Nos quadrinhos isso já acontece e há promessas de séries animadas para acompanhar isso tudo, Prometeram uma série animada nova de G.I. Joe e que será dentro da reformulação da marca.
Sim, a Hasbro vai promover a reformulação de GI Joe para o nome público, os millenials. Os dois filmes para o cinema da franquia não foram fracassos, mas ficaram longe do retumbante sucesso de bilheteria de Transformers. Não agradaram tanto aos fãs da franquia e nem criaram tantos novos fãs. Eu, particularmente, não gosto do primeiro e gosto muito, com reservas, do segundo. Mas a Hasbro quer algo que agrade e que possa fincar em definitivo a franquia para os próximos anos e render algo que justifique a manutenção da marca que ajudou a cunhar o termo "action figure". O brinquedo soldo está em decadência entre o público jovem já há algum tempo e sobrevive de itens cada vez mais complexos e detalhados para um publico exigente e diverso de colecionadores, customizadores e aficionados por militaria que encontram amparo em produtos de diversos fabricantes que se focaram nesse nicho, que não a Hasbro, cujo mercado é outro, o infantil. Então só podemos aguardar que o novo GI Joe da Hasbro será mais perto dos brinquedos e das crianças do que desejam os colecionadores.
Derryl DePriest, o encarregado da Hasbro para a marca GI Joe esteve na Joe Con e confirmou que não haverá novos lançamentos de brinquedos de linha até que haja um novo produto de entretenimento (o filme, que era para outubro foi adiado por tempo indeterminado), o que significa que os produtos dos 50th produzidos no fim do ano passado são os últimos produzidos por um tempo. A única novidade fora do Club esse ano é o lançamento do Cobra Missile Command Headquarters, o play set de acartonado idêntico ao lançado pela Sears no final de 1982, mas atualizado com figuras modern. Esse exclusivo será distribuído na San Diego Comic Con e, conforme DePriest deixou entender, também deve ser o único item GI Joe na HasCon em setembro,
Com essas informações temos como certo um hiato na produção de GI Joe novamente. Em 2015 somete as figuras do Club alimentaram o mercado de colecionismo e isso deixa muito colecionador irritado, pois as figuras do Club, sempre criticadas por reuso de moldes e outras coisas, são caras. Mas com o fim da parceria, nem mesmo as figuras caras estarão disponíveis.
Isso tudo marca o fim de uma era. Mais uma vez.
Não sabemos quanto tempo vai durar esse hiato produtivo da Hasbro e nem como será a reformulação da franquia para se adequar ao público alvo da Hasbro, que não são os colecionadores, e nem como serão todas as articulações para a criação do UC Hasbro. Sabemos que pode vir algo muito bom. Ou algo bizarro. Só o tempo dirá.