Monday, October 22, 2018

O Falcon na era dos Exclusivos e do mimimi

No último sábado, dia 20 de outubro, ocorreu a Brajoes 2018, o novo formato da JoeCon Brasil, evento Convenção dos colecionadores de Comandos em Ação, Falcon e GI Joe (de suas várias escalas). Esse evento é celebração do colecionismo e da amizade e, neste ano, contou com a participação especial da Estrela S.A. mostrando os protótipos do que serão os primeiros Falcons exclusivos com edição limitada. 

As Aventuras Exclusivas para a CCXP 2019

Teremos três aventuras com tiragem limita de 400 peças cada uma, a um custo estimado de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Essas aventuras devem estar disponíveis para venda na primeira semana de dezembro, antes da CCXP, no site da Estrela, e os membros do Fã Clube do Falcon receberão avisos por e-mail para se prepararem. Quem comprar por antecedência receberá os novos Falcons em casa, não tendo mais a opção de retirar na CCXP, pois ano passado vários não foram retirados por seus compradores e isso gera retorno do produto, necessidade de cobrança de envio e tudo mais. Mas uma parte deles estará à venda no evento. Não sabemos quantos serão vendidos no site e quantos estarão para venda na CCXP, apenas que estarão lá. E que, isso foi deixando bem claro pela Natália Lamano, a representante da Estrela na Brajoes, NÃO SERÃO LANÇADOS MAIS DELES POSTERIORMENTE


Devemos frisar isso pois o lançamento do Salto Fantástico que era tido como exclusivo da CCXP acabou virando item de catálogo e vários colecionadores reclamaram disso, da "falta de exclusividade". 


A primeira aventura será um Falcon para aventuras Árticas e Antárticas, finalmente um Falcon para neve... que não vou poder fazer como criança e raspar o gelo do congelador para colocar o boneco na neve pois hoje vivemos na era do frost free.

Falcon Missão de Resgate

O Falcon Missão de Resgate, vai ter um casaco com a pelúcia no capuz, uma bandoleira e virá com uma maca de resgate de helicóptero na qual vai caber outro Falcon. Essa maca não foi mostrada por ainda estar sendo desenvolvida. mas estará lá na caixa. 


As cores são ótimas e o detalhe do gorro ser de tecido é interessante, contra o que muitos desejavam que fosse de material plástico, como de aventuras clássicas. Muita temática de pesquisa e aventura pode ser incluída, como o Falcon participar de pesquisas na Antártida com nossos cientistas. Mais um pouco e a roupa poderia ser igual a deles. 

Pesquisadores Brasileiros na Antártida

Com a maca para helicóptero, quem tiver o helicóptero vai brincar melhor. Infelizmente, o molde do helicóptero não está disponível. Anteriormente tínhamos a informação que fora danificado, mas na verdade foi devolvido para a Hasbro. Dessa forma, ficou impossível ter o helicóptero de volta. Mas fomos informados que outras saídas estão sendo estudadas e podemos, se tudo der certo, ter um outo helicóptero no futuro, um outro modelo. O tempo dirá. 

A segunda aventura será o Falcon Escalada na Montanha da Águia. E essa, meus amigos, confesso que foi a que eu mais gostei, pois ficou alpina, realmente. 

Falcon Escalada na Montanha da Águia

O Falcon virá com uma calça que vira bermuda. Assim se pode escolher o visual com ou sem as meias à mostra. Há uma polêmica quanto à ventosa, se não seria melhor um gancho, mas mesmo assim acho que isso é o que menos importa, pois eu preferia uma corda amarela e vermelha e não branca, para sujar menos (afinal, se eu só conseguir um, não vou resistir em tirar da caixa para brincar e branco suja). A cadeira de alpinista está linda e as cores foram uma escolha muito feliz, incluindo o gorro em estilo austríaco clássico, popularizado pela cultura popular. É um detalhe que pode escapar a algumas pessoas, mas de certo preciosismo isso, seja por lembrar filmes ou mesmo desenhos. 

 Anselm Klotz (esquerda) e Josef Frey (direita), guias austríacos do séc 19, um visual clássico

E uma imagem da cultura popular austríaca para ajudar.
A águia é do mesmo molde da águia da coleção do He-Man dos anos 80, um daqueles moldes que ficaram por cá e que ainda está em bom estado. E creio que foi uma escolha ótima. E se você ainda tiver a sua, pode armá-la e ter uma águia modificada pelo Torak para atormentar a vida de nosso herói. 
Aguia MOTU dos anos 80. 

E as cores ficaram ótimas e, claro, para quem tiver coragem, é só fazer um repaint e tudo ficará perfeito e do gosto.


À tempo, já que alguns colegas fazem questão de lembrar, essa águia que foi da coleção do He-Man e que, curiosamente, nunca foi lançada na coleção brasileira do forçudinho, foi antes da coleção do Big Jim, da Mattel, que também nunca foi lançado por aqui. O Big Jim era um tipo de GI Joe da Mattel, mas tipo um daqueles caras legais que que curtem a natureza. O gorila do Falcon era Big Jim também. O Big Jim era menor que o GI Joe, com cerca de 10 polegas em vez das 12 do Falcon e tinha um plástico maleável e um mecanismo que fazia muque quando dobrava o braço. O Big Jim ficava nessas pegadas de camping, agente secreto, faroeste, várias aventuras diferentes.






Como esses moldes vieram parar no Brasil e como ficaram aqui, provavelmente jamais saberemos. Mas uma das possibilidades, inclusive de a Estrela ter os moldes do Falcon, era o fato de que moldes devessem ser criados por incompatibilidade de maquinário de injeção: maquinas de portes e fabricantes diferentes podem exigir moldes com entradas ou sistemas de resfriamento diferentes. E moldes sempre podem ser reaproveitados. Vale lembra que o Gato Guerreiro do He-Man também era da coleção Big Jim, em sua versão Tarzan

.

Se quiser saber mais da história dessa águia, pode ler aqui, nessa matéria do Toys From The Past.

A terceira aventura atende o pedido de 90% do colecionadores de Falcon e coloca uma arma na mão do nosso herói: Falcon Soldado de Elite. 

Falcon Soldado de Elite
A roupa é um trabalho espetacular, resultado de um projeto que necessitou de 25 facas de corte para criar as peças. Ou seja, não é somente pano aí, tem projeto e pesquisa. A Escolha de cores para um mote urbano ficou ótima e os detalhes da calça dão um ar de modernidade. Infelizmente, por falta de moldes, a arma é vintage, a mesma M3 Glease Gun da Segunda Guerra mundial, e não uma MP-5 ou USP. No entanto foi necessário um grande esforço para que essa aventura surgisse e, verdade seja dita, quem deseja armas mais moderna para seu Falcon as encontrará com facilidade no mercado em grande variedade e diversidade. E provavelmente essa será a única aventura com arma e saiu somente por ser parte dessa linha exclusiva e limitada à 400 unidades, o que não levará um boneco com armas para as prateleiras das lojas, e sim para a estante de um colecionador. Na verdade, 400 deles.


Até o momento, a informação é de que todos os 3 Falcons serão morenos e barbados. Vamos torcer que pelo menos um deles venham com flocagem diferente. Mas não vindo, nada impede troca da flocagem pelas mãos de nossos especialistas do ramo. 

Detalhe da arte do MIssão de Resgate, trabalho do Marcelo Peron

As artes das caixas em seu todo ainda são um segredo, mas devem ser mostradas em breve pela própria Estrela e, claro, contam com artes criadas pelo amigo Marcelo Peron. 

As três aventuras são inéditas e denotam o desejo da Estrela em trazer novidade e buscar ampliar o mercado e a base. Muitos colecionadores desejam que saiam somente aventuras clássicas e idênticas às originas, o que é impossível, como já foi vista com o Salto Fantástico, cujo colete não pode ser reproduzido pois o material original era tóxico e não pode mais ser usado em brinquedos. Seja por legislação ou por falta de moldes, as aventuras clássicas não estão disponíveis em sua totalidade, oque faz necessário ter criatividade para tocar a franquia adiante. 

Essa criatividade levará a criação de duas revistas em quadrinhos do Falcon, uma distribuída em breve e outra que será lançada posteriormente. O sucesso delas pode levar a mais, inclusive, quem sabe, edições que acompanhem figuras, ou figuras acompanhadas de comics, o que você preferir. Existe uma ideia também de vender a figura básica do Falcon para ser equipado como o cliente quiser, o que, parece, não descartar a ideia de ter aventuras sem bonecos.Mas tudo isso são estudos e podem acontecer ou não, vai depender de vendas e satisfação.

Não é segredo que a equipe responsável pelo Falcon dentro da Estrela tem se dedicado e se esforçado para manter o brinquedo no mercado mesmo com todas as dificuldades em atender o público exigente (chato, preciosista, impertinente, saudosista, etc) que é o colecionador e também criar um novo público entre as crianças que só conhecem o Max Steel e os bonecos da Marvel, DC e Star Wars além dos famigerados Transformers. 

Sempre será difícil agradar a todos, mas causa estranheza o número de reclamações que li durante o final de semana, reclamando do gorro ou alpinista ou da cores do resgatista e mesmo do soldado. os custos envolvidos num projeto de produto são altos e vivemos um mercado de incertezas. Um molde de injeção, que todos dizem que a Estrela só precisa criar moldes, se ela não os tem, é um processo caro, onde um molde simples pode custar dezenas de milhares de dólares. Somente o ajuste do molde para que o Falcon não tenha mais aquela rebarba no tornozelo custou mais de 15 mil reais e teve resistência em ser efetuado. Mas foi. No entanto a empresa ainda não goza de folgada verba para criar moldes, ainda é uma empresa em recuperação e em um mercado competitivo. 

Minha opinião pessoal espelha a de um amigo que diz que somos afortunados, como colecionadores, por poder, em 2018, abrir uma caixa e tirar um Torak, um Falcon, de dentro e, mesmo assim, reclamar que não está do jeito que deveria estar. 

Não é só com o Falcon que isso acontece e me faz pensar na legião de fãs de Star Wars que querem que tudo seja de um jeito: o jeito deles. As pessoas se adonam do que as fazem felizes e ficam infelizes quando são lembradas que não são as donas do projeto, que não tem o controle. E por isso reclamam e desmerecem aquilo que amam, pois não controlam, em vez de ficar felizes por ter o que amar. É dicotômico. Mas, verdade seja dita, a felicidade é transitória, passageira, e não é para todos. Quem puder aproveitar esse momento, ser feliz em tirar um Torak da caixa, um Falcon, montar um diorama, o faça. E quem não estiver feliz com todo esse esforço para manter vivo no mercado um produto em que muita gente dentro da própria empresa não acredita, bom... poderia pelo menos não atrapalhar a felicidade alheia. 


Longa vida ao Falcon!

PS.: Como todo colecionador dá pitaco, vou deixar o meu: a Estrela podia começar a criar mini filecards de aventura para od bonecos. Eu me disponho a escrever... :D 



10 comments:

Unknown said...

Excelente texto mestre!
Estava ansioso para ler!

Alex 4º BPM said...

Muito bom, me fez refletir e panderar minhas opiniões...ser menos crítico.

Buzzer said...

Ser crítico é bom. As críticas também nos fazem crescer. Mas só precisamos ponderar que as pessoas envolvidas fazem o que podem, mas quem manda são os stakeholders. :)

Unknown said...

Concordo com tudo que li Laerte. Sensacional poder ter um produto desses hj em dia é eu curto a ideia de.novas aventuras. Que venha mais

Jean Carlos said...

O melhor artigo que eu já li sobre o relançamento do Falcon, inclusive com detalhes e revelações importantes, e não com chutes de palpiteiros sem noção. Vou compartilhar com meus amigos. Meus SINCEROS parabéns!

falcon priest said...

Adorei o seu post eu esperei 40 anos pra ter um falcon nas minhas mão agora estou colecionando e adoro tenho 16 so acho que poderia lançar um falcon exclusivos em cada três meses ficava melhor pra comprar e não apertava quem esta meio desprovido de dinheiro

Unknown said...

Hoje estou com 43 anos e me sinto muito feliz em ver o Falcon de volta. Ainda guardo os meus com as borrachas gastas e os discos compactos com as histórias !!

Júnior Martins said...

Excelente texto. Parabéns colega. Estou muito feliz com a empresa Estrela por ter feito esses relançamento, visto que a Gulliver não se preocupar com seus clientes do Forte Apache. Vida longa ao Falcon.

Buzzer said...

Júnior Martins, a Gulliver tem problemas mais sérios para resolver, inclusive brigas internas pelo controle da empresa. Provavelmente vai demorar muito para se resolver. E eu sei que eles tinham ótimos projetos para o Forte Apache, alguns relançamentos e a volta de alguns itens, mas está tudo parado. Inclusive, esse foi o 4º ano que a Gulliver esteve ausente da Abrin.
Vamos ter fé. Eu Estou muito na vibe de ter um Forte Apache novamente.

André de Polverel said...

Parabéns! Obrigado por compartilhar estas informações! Você saberia dizer se existe a possibilidade da Estrela lançar uma nova tiragem dos Falcons Missão Heroica e Nautillus?