Wednesday, August 21, 2019

O futuro do Falcon



Na última sexta-feira, dia 16 de agosto, tive uma reunião no escritório da Estrela, em São Paulo, para tratar da parceria da Estrela com o Brajoes, o Fã Clube dos Colecionadores de Comandos em Ação, Falcon e G.I. Joe, do qual faço parte há duas décadas e o qual hoje presido. Essa parceria é focada na Convenção Brajoes desse ano, que ocorrerá dia 7 de setembro. 

A Estrela nos deu alguns Falcons Explorador, Turbocóptero e Salto Fantástico para ações de sorteio e premiação das atividades do evento e algumas dessas ações já estão ocorrendo. 

Mais detalhes da Convenção Brajoes vocês conseguem no evento no Facebook: 


Mas a reunião, além de confirmar essa parceria, que vem desde 2017, nos rendeu mais do que o esperado e recebemos uma série de informações sobre o futuro do Falcon na Estrela. Infelizmente, ainda não temos imagens desses lançamentos. Ainda. Conforme forem chegando as datas dos lançamentos, devemos receber atualizações.



Falcon Primus

No final de outubro para começo de novembro, sem data exata ainda, a Estrela lançará uma graphic novel do Falcon, uma história em quadrinhos contando a origem do primeiro Falcon. Essa história sai pela parte editorial da empresa, a Estrela Cultural.

Não temos detalhes da história em quadrinhos e pode ser que haja um evento de lançamento dessa graphic novel. Esperemos mais informações sobre a história com a proximidade do lançamento. Sabe-se que trará a origem do personagem, da cicatriz, do Torak e tudo mais.  

Mas é interessante o desejo da empresa de, finalmente, explorar mais a mitologia em torno do Falcon e criar um background para as aventuras. Nos anos 80 tivemos 4 números de uma revista em quadrinhos e discos de vinil de aventuras contra o Torak. 







Criar uma mitologia própria ajuda, também, a distanciar ainda mais o personagem de sua origem com a Hasbro, fixando o Falcon como um herói brasileiro. E isso é ótimo para nós, fãs.

Acompanhando esse lançamento, vira um boneco, o Falcon Primus. 

Não será uma venda casada, podem ser adquiridos separadamente. 

Sem detalhes sobre o boneco, sabemos que será uma edição limitada mas não será numerada e, conforme o modelo vigente, será disponibilizado primeiramente para os sócios do Fã Clube do Falcon Estrela e um segundo lote, depois, para público geral, somente para venda pelo e-commerce da Estrela. 

A previsão é ser, novamente, uma tiragem de mil peças a ser disponibilizada em dois lotes de 500 peças. 

Será de olhos pintados e não olhos de águia e não sabemos se será com ou sem barba, mas tudo indica que será o clássico barbado moreno. 

Os Olhos de Águia



Para o fim do ano, com lançamento na semana da CCXP e na própria CCXP, como no ano passado, teremos não um, e nem dois, mas sim, três bonecos Falcon Olhos de Águia. 

Serão três aventuras, tiragem limitada e numerada de cada um, um total de mil de cada. Sim, 3 mil Falcons no fim do ano. Preparem seus décimo terceiros...

Não temos detalhes sobre quais aventuras serão produzidas... Mas...  durante a conversa escapou algo sobre uma das aventuras ser o ruivo agente secreto. Se for, é uma das aventuras mais desejadas, inclusive por mim, que não tive esse quando criança. 

Meu primeiro Falcon foi o piloto do macacão azul, sem barba. Quando eu disse isso a informação foi anotada com muito interesse. Será que teremos um piloto do macacão azul?

No entanto, nenhum dos Falcon ODA será sem barba pois a informação é que o molde foi danificado e o boneco sem barba apresenta uma espécie de buraco no rosto e a barba esconde o buraco, mas inviabiliza a apresentação sem barba. 

Veremos como será. 

Buggy do Falcon

Ano passado meu amigo Ricardo Beluchi lançou um abaixo assinado para a Estrela trazer o falcon de volta. Inicialmente a mensagem foi: não.

E por que não?

Simplesmente porque o lançamento do jipe do Falcon flopou. Foi soprado um monte deles, virou promo exclusiva do e-commerce e não vendeu, tem um monte deles no estoque. E o receio é que o buggy iria para o mesmo caminho. 

No entanto o modelo de limitado e numerado, a venda certa e cliente certo possibilitou esse projeto e, no ano que vem, em algum momento, teremos uma tiragem limitada do buggy do Falcon. Tudo indica que será de 500 peças ou menos e, provavelmente, só pra o Fã Clube do Falcon. 



Mas teremos buggy. Se der certo, uma outra tiragem, de outro modelo, cor ou inspiração pode acontecer. 

Eu vou comprar pelos menos dois. Não me importa a cor. 

Projetos futuros

O modelos de venda do Fã Clube do Falcon se mostrou a única maneira de o Falcon se manter em produção no momento. É um brinquedo que atende o saudosismo e o resgate emocional de uma parcela razoável de público com bom pode aquisitivo e agora, com o número ajustado para atender esse mercado, a marca deve perseverar por algum tempo ainda, mesmo com resistência dentro da própria Estrela. Sabemos por diversas fontes que é um produto difícil de produzir, custoso em tempo e mão de obra e com um público que se tornou exigente. Às vezes até exigente além da conta. E nenhum diretor de planta fabril gosta de parar a produção de um pedido de 50 mil peças de qualquer coisa para produzir apenas mil peças de uma coisa qualquer. Tem custo de hora máquina, de mão de obra, compra de matéria prima reduzida, o que reduz o poder de barganha pela preço de lotes e tudo mais que quem trabalha no ramo industrial entende que não entre na cabeça de pessoas que se guiam mais pelo coração do que pela razão. 

Mas o Falcon segue contando como simpatia de alguns grupos e dos donos do negócio que concordam que o modelo de e-commerce e venda direta funciona. Sem tempo de prateleira, sem tempo de estoque, pagamentos imediatos. O Falcon Nautilus teve 500 peças vendidas em menos de 3 horas. O segundo lote esgotou em menos de 7, fora do Clube. Assim, a Estrela fez um faturamento com o Falcon de cerva de 300 mil reais em menos de 12 horas. É um número expressivo para uma empresa que enfrenta todas as dificuldades que o mercado nacional de brinquedos oferece. Só esse esforço já é louvável. 

Vários projetos estão em andamento e podemos ter a linha futurista de volta. Vários moldes estão sendo resgatados e as possibilidades estão sendo averiguadas tanto para lançar aventuras inéditas, aventuras repaginadas e também uma linha de aventuras vintage, exatamente como foram lançadas na época, para atender os saudosistas. Não haverá produção de moldes novos pelo custo impeditivo, mas o que puder ser restaurado com baixo custo e ser reutilizado, será. Quais os moldes encontrados e disponíveis? Saberemos quando surgirem.

As armas não serão inclusas, mesmo visando os colecionadores pois a visão da empresa sobre o assunto não será flexibilizada. A empresa não quer passar a mensagem errada sobre seu conceito de brinquedo. Algumas adaptações serão feitas. Discordando ou não do ponto de vista da empresa, a polêmica das armas no atual cenário nacional não é algo que a empresa deseja e vai evitá-la, sim. 

Mas a pistola sinalizadora voltará pois é item de segurança e sobrevivência. 

O projeto de cartelas de acessórios foi desengavetado e devemos ter novidades em breve. 

Enfim, vamos aguardar os projetos futuros. E fiquemos felizes porque, sim, há um futuro para o Falcon. 

Em tempo:

Não vai ter Condor, não tem molde. E não tem provisão de investimento para criar um molde caro para as peças do Condor. Então, sem Condor por impossibilidade técnica.

Errata: Foram publicadas 5 edições da revista em quadrinhos do Falcon nos anos 80, e não 4. 

18 comments:

Osvaldo said...

Muito obrigado pelas informações.

Um grande abraço.

Osvaldo

Gabriel Titan said...

Muito bom. Queria que vc visse a minha coleção pessoal.
https://www.facebook.com/1018967414830565/posts/2222537707806857/

Gabriel Titan said...

Minha coleção pessoal.
https://www.facebook.com/1018967414830565/posts/2222537707806857/

Breno said...

Noite!!! Muito feliz em saber dos olhos de águia!!

Breno said...

Noite!!! Muito feliz em saber dos olhos de águia!!

Unknown said...

Obrigado por dividir a informação. Eu sou aquele que dalof com bvoc sobre o Ricardo Hilsdorf. Pode me add no zapnqianZA quiser 13-99640-3631. Abraços

Unknown said...

Caramba...quanta informação importante...agora é só preparar o bolso ... obrigado por compartilhar as informações acima

Alexandre said...

O que aconteceu com os moldes do Condor e de outros acessórios, como o helicóptero ? Foram perdidos, danificados ???

Alexandre said...

Foram 5 gibis que saíram, tem um com o Falcon megulhador na capa que é a edição nº 4, que você não postou !

Fernando Nogueira said...

Parabéns pelas boas notícias

Fernando Nogueira said...

Parabéns pela notícia maravilhosa

Alex 4º BPM said...

Obrigado amigo, parabéns pelo trabalho e dedicação, estamos bem representados, grande abraço, Alex Cruz, membro do Fã Clube. Pede uma carteirinha para nós!!!

Ivan Davis said...

Sensacional postagem. Parabéns!!

alemão said...

mas o que eu acho errado é a estrela dar prioridade só para pessoas do fã clube do falcon e sendo assim deixando muitos que curtem o boneco não terminar suas coleçoes assim como eu.que por causa dessa frescura da estrela,perdi os 4 ultimos modelos,pois fiquei impossibilitado de ter.e depois vi muitos que se diziam colecionadores vendendo esses bonecos pelo triplo do preço.não é justo,a estrela deveria liberar tbm para as lojas fisicas,assim esse comércio de exploradores que querem ganhar dinheiro nas custas de quem tem menos condições,parem.pois ja cheguei a ver missão heroica ser vendido os 3 modelos á 4.000.00 reais,isso é injusto e a estrela poderia rever isso e liberar para as lojas tbm para que todo mundo possa ter e não somente alguns.esse é meu desabafo.

Ric said...

A Estrela tem medo que não vai vender,o jipe do falcon não vendeu o esperado, tem muito no estoque, mas o falcon é diferente ,só mil cópias de cada não é suficiente, vem uns idiotas e compram em mais quantidade e depois querem vender pelo dobro do preço, assim é desleal,comprar um falcon por mil reais nem pensar,tem os aproveitadores

Ric said...

Há os aproveitadores da situação, tudo bem que o falcon não é para o grande público, mas os fãs e colecionadores são muitos,creio que no Brasil seja mais de dez mil pessoas,da classe média, o preço está acessível ,na internet você encontra o falcon explorador e turbocoptero de 100 a 200 reais,o salto fantástico ainda tem bastante

Ric said...

O jeito é comprar da Espanha os Geyperman ,o falcon de lá, só ver na internet e comprar importado,só assim você consegue colecionar,ou customizar ,compra o falcon explorador e compra separado as roupas e acessórios no mercado livre ou até manda uma costureira fazer

USUÁRIO X said...

Na verdade eu acho que é total falta de visão estratpegica da estrela. O FALCON surgiu em 1980. Quem tinha em torno de 10 anos na época, hoje tem 50. Os filhos destas pessoas é que agora iriam curtir o FALCON. Pelo saudosismo, vários pais comprariam o boneco, que é fácil de se guardar nos micro apartamentos de hoje. Por isso que o jipe não vendeu. Não tem onde guardar. Ainda mais se se quer guardar na caixa. Façamos uma conta. 1000 bonecos a 300 reais, dá 300.000 reais de arrecadação. Se fizessem 10.000 bonecos a 100 reais, arrecadaria 1 milhão e todos teriam. Num preço de 2 dígitos, 10.000 bonecos venderiam muito rápido. Um boa injetora produz essa quantidade em no máximo 2 dias. Esse papo de set-up da máquina não cola. As pessoas pensam assim: pagar 300 reais num pedaço de plástico? Dois dígitos, todos pagam. 3, alguns. 4? Os lojistas vão morrer com a mercadoria. Estou convicto que a estratégia da estrela é de elitizar mesmo. Só uns podem ter. A maioria não pode. A estrela não quer que a maioria das pessoas tenha um FALCON. Simples assim.