Wednesday, December 11, 2019

Falcon e a Operação Primus


E passamos pela CCXP com os lançamentos de Falcon e veio a tão falada e esperada história em quadrinhos, a graphic novel do Falcon, entitulada Operação Primus. 

Editada pelo selo Estrela Cultural, o ramo editoral da empresa, a edição vem com uma história em 64 páginas, em papal couché 150g/m² e capa dura, apresentada em uma luva de papelão impresso com a arte da capa e filmado para impermeabilizar. O acabamento ficou ótimo e, para mercado editoral brasileiro, veio a um preço de prateleira considerado justo: R$ 79,90. Existem impressões mais em conta e bem mais caras também nos mesmo moldes. O formato é um pouco maior que o chamado formato americano (17 x 26 cm), em 19 x 28 cm. 

Acho que posso falar com propriedade sobre o custo estar dentro do mercado, pois avalie projetos culturais por muito tempo, tanto na LINC - Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba, quando para o PROAC. Acho que isso deve ajudar a avaliar o restante também. 


Dito isso da qualidade da impressão e tudo mais, vamos ao que interessa: a história. 

O argumento ficou a cargo do Daniel Esteves. A roteirização ficou com a Larissa Palmieri e o Tiago Oaks e a arte com Marcos Farrel. Abaixo temos as mini biografias deles como apresentadas na publicação. Toda a equipe tem experiência no mercado editoral e já realizou diversos projetos. 






Feliz ou infelizmente, para quem é macaco velho de leitura de quadrinhos (tipo eu que tenho um acervo modesto, mas respeitável) a história tem falhas. 

Uma delas é o ritmo, a história parece corrida, algo que se resolveria que alguns indicadores "algum tempo depois", "algumas horas depois", "4000 km depois" e assim por diante. É o mesmo problema que encontramos em "O Despertar da Força" onde a galáxia parece ter ficado pequena e todo mundo vai de um lado para outro sem o tempo passar. 

A história parece simplificada, embora apresente solução e resposta para cada uma das perguntas que os pequenos fãs de Falcon (aqueles dos anos 70 e 80) tinham desde sempre e que não tiveram acesso aos quadrinhos e discos da aventuras do Falcon naquela época. Neste ponto não vou contar spoiler nenhum. 

A história apresenta novos personagens e perspectivas. Meu amigo Ricardo Beluchi definiu bem a sensação de ler: "é como os Novos 52 do Falcon".

Temos a personagem Sétima, que entra para os Comandos em Ação como uma Falcon e descobrimos vários Falcons na base (que, esperamos, se tornem figuras no futuro). Ante de algum desavisado reclamar de "Comandos em Ação" esse foi o primeiro nome da linha, lá em 1977: Comandos em Ação - Falcon". O nome só foi reapresentado, depois, em 1984, para a linha GI Joe de 3 3/4", que virou seu sinônimo. Veja na propaganda original de 1977:


O visual das personagens é bem paramilitar, moderno, possivelmente sugerindo os passos da franquia dos bonecos para o futuro. E sim, nos quadrinhos eles usam armas (menos o Primus) mas as figuras devem continuar seguindo a política da empresa de não serem vendidas com armas, mesmo para o mercado colecionador. 




Algumas soluções mágicas aparecem, alguns clichês. No fim, a história parece muito com algo vintage, no espírito dos quadrinhos dos anos 70, mas com uma aparência moderna de videogame de guerra. E vários cenários tem clara inspiração em Alien e Predador. Isso não desmerece o quadrinho, mas deve fazer algum fã menos conhecedor do Falcon ou da premissa da história, considerar soluções preguiçosas, o que não creio ser o caso. Parece mais uma vontade do fã service. 


No entanto, para quem está acostumado com quadrinhos, filmes e séries, o surgimento do vilão e sua real identidade são meio que cantados já no meio da história. Como é voltado, sim para o público jovem, talvez estes não peguem isso de prima. Mas para nós, macacos velhos, tá fácil. 

Não creio que a arte esteja ruim, pelo contrário, vi qualidade e encaro como surpresa boa no mercado nacional. Alguns "críticos" mais sérios disseram parecer arte de publicidade. Mas qual quadrinho não é? 

Para os fãs do Falcon, de raiz, aquele aventureiro dos anos 70, vale conferir, vale ter na estante. as falhas não desmerecem a obra e o esforço para que ela exista e a história deixa em aberto diversos pontos a serem explorados, tanto do passado desse Falcon Primus, quanto do futuro e, mais ainda, daqueles que estavam lá, entre o Primus e a Sétima. Qual será a história de Quintus?

Se eu tivesse que dar uma nota, de 1 a 5, seria um 3. Se eu não conhecesse o personagem, a história, as edições antigas e tudo mais, seria tentado a dar uma nota mais baixa. Mas eu entendo o trabalho apresentado e a tentativa de tornar novo o velho e responder perguntas de forma satisfatória para um público exigente. Talvez, com mais páginas, a história fluísse melhor, mais conexa e coerente, menos corrida. Dá uma impressão, talvez imposição dos poderes superiores, de ter muitas respostas numa história só. Meio que o mesmo pecado cometido em Han Solo: explicar o que já existe de uma vez só, sem deixar mistérios para a segunda parte. 

Vamos esperar que essa experiência renda logo uma continuação e que, sem a pressão de responder perguntas em pouco espaço, tenhamos algo mais complexo. 

Abaixo, para quem quiser, vem a parte com spoilers. Não precisa continuar se não quiser.











Tem certeza? 


















Continue por sua conta e risco.























Ah... as perguntas. 

De onde vem a cicatriz de todos os Falcons? 

A resposta foi interessante por se tratar de um rito de passagem, como uma formatura. Todos os recutas dos Comandos em Ação são infectados com uma toxina alienígena de uma faca alien e o soro Falcon reage e os cura. Se der certo, cicatrizam o corte da faca, deixando a marca do Falcon. É uma explicação razoável. Não sei se gostei, mas considero uma ideia mais fácil do que inventar clonagem ou outra forma de seleção. É uma justificativa, a marca é um merecimento. E faz lembrar dos predadores que se marcam com o ácido do alien que matam. 

Quem é o Torak?

Ora.. sempre achamos que era um alien, mas nesta história escolhem que os aliens não vem de outro planeta, mas de outra dimensão. Num momento bem Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, nossos inimigos são de outra dimensão e não podem existir na nossa sem colete e capacete. 

Mas curioso é que o cientista fundador dos Comandos em Ação e criador do soro Falcon não conseguiu ele mesmo ser Falcon e, por isso, vai para a outra dimensão e se torna um deles. Ou melhor, o líder deles. Um momento bem Dr Doom.




E a garra do Torak?

Depois de tentar dominar a mente de todos e falhar em tentar dominar a mente de Primus, ele tem sua mão esquerda cortada pela Sétima. Daí temos a origem da garra.

Agora ficam para o futuro perguntas como "o que aconteceu para o Primus deixar os Comandos em Ação" e não querer voltar. O que fizeram o deixou desgostoso com a instituição? Bem trabalhada pode ser uma tremenda história de corrupção, conflito de interesses e desejo de poder. Tipo o Nick Fury querendo fazer armas com o Tesseract para defender a Terra do que vem por aí. Isso já fica implícito na história contada nesse livro.

Como disse antes, tem muitos caminhos para seguir a partir daqui e, assim, se podem corrigir as falhas e nortear melhor os caminhos.


2 comments:

Iuri said...

"é como os Novos 52 do Falcon"
Aí eu percebi que é muito ruim, eheheh. Os novos 52 foi um tiro no pé enorme da DC, tnato que tiveram que desfazer quase tudo já.

MarBen81 said...

Thanks to this comic, at least we're introduced to Torak's left hand. Great article and thank you for spoilers. I always wanted to know more about Torak.